quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2011



A EMEF SEVERINO RAMOS DA NOBREGA no ano de 2011 foi contemplada com o SELO ESCOLA SOLIDÁRIA com o projeto intitulado “Fazendo dança e teatro na escola”, no qual envolve alunos do 5º ao 9º do Ensino Fundamental com aulas de dança e teatro.
Como surgiu a idéia?
Surgiu a partir do desejo dos alunos da escola em participar dos projetos desenvolvidos pela a escola principalmente em datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais por exemplo. Daí, colocamos a disposição dos mesmos, duas oficinas semanalmente e articulada com a Secretaria Municipal de Educação, uma de teatro e outra de dança para que os alunos se inscrevessem e pudessem expor suas idéias, habilidades e conhecimentos e que também pudesse estar melhorando seu comportamento no dentro e fora da escola.
Quais são as principais atividades desenvolvidas e como elas acontecem?
O projeto será realizado no âmbito escolar, com auxilio de duas professoras das disciplinas de Artes e de Ensino Religioso, a professora de Artes ministra aulas de dança e a professora de Ensino Religioso ministra aulas de teatro. Semanalmente na própria escola são realizadas aulas aos alunos, hoje temos 20 alunos sendo atendidos na aula de dança e 15 alunos na aula de teatro. Durante as aulas os alunos estudam, buscam compreender e contemplar a diversidade da produção artística, a partir do lúdico, sendo utilizados vários recursos como TV, Vídeo, computadores da escola, internet, dentre outros materiais e equipamentos. O trabalho é desenvolvido na escola com acompanhamento das professoras seguiram as seguintes etapas: • Rodas de conversas • Leitura de textos variados (livros, jornais, revistas, gibis, literatura de cordel, etc.). • Visita a espaços culturais • Observação e estudo da comunidade local • Escrita de histórias próprias • Coreografia de músicas • Confecção de fantasias, máscaras, etc. • Linguagens cênicas: falada, escrita, expressão corporal, expressão plástica, visuais e sonoras • Edição de fotos e vídeos • Seminários • Mostra cultural • Participação em datas comemorativas como: dia das mães, festas juninas, dia dos pais, dia das crianças, e auto de natal.
Quais os resultados de aprendizagem e sociais alcançados?
O projeto ainda esta em desenvolvimento, mas podemos citar alguns resultados já alcançados como:
·         Melhor integração do aluno com a escola;
·         Motivação em estudar;
·         Melhorar na leitura e na escrita;
·         Gosto pela leitura espontânea;
·         Gosto em vir para escola;
·         Gosto em permanecer na escola até o final da aula.
Quais as ações desenvolvidas que podem melhorar o IDEB da escola e como elas acontecem?
O projeto contribuirá sim para um melhor desenvolvimento do IDEB da nossa escola, haja vista que iremos desenvolver com os alunos as seguintes ações para que possamos alcançar este fim:
·         Desenvolver habilidades de integração do aluno na comunidade, bem como habilidades motoras, de expressão e de aspectos artísticos (através de aulas ministradas semanalmente).
·         Conduzir o aluno a valorizar o âmbito escolar e o ato de aprender (a partir da leitura de textos, do estudo coletivo e das apresentações culturais para a comunidade).
·         Aproximar a família da escola (através das mostras culturais e das apresentações dos filhos).
·         Minimizar a evasão escolar (através do engajamento dos alunos na escola e nas atividades desenvolvidas na escola).
·         Acabar com a reprovação (envolver todos da escola neste trabalho, através de discussões onde se mostra a importância de estudar).
Responsável pelo projeto:
Nome: AZENATE DA COSTA SANTOS E FABIANA DALIARK DOS SANTOS

Fonte: Instituto Faça Parte